Qualidade Total... um novo modelo de gestão
O significado de qualidade tem mudado drasticamente nos últimos anos, principalmente incorporando elementos do cliente e a participação de toda organização incluindo comunidade, os fornecedores, os acionistas, e os funcionários.
Hoje podemos definir qualidade de algumas formas simples como:
• "a felicidade dos acionistas, funcionários, consumidores e vizinhos no comprometimento de seus objetivos",
• ou..." Qualidade é tudo o que se faz ao longo do tempo para garantir que alguém dentro ou fora da empresa, obtenha o que deseja."
A Qualidade possui uma linguagem característica, cujos termos e palavras normalmente carregam um significado maior do que compõe a carga gramatical. É necessário que todo o profissional a conheça, pelo menos basicamente. É o que veremos a seguir:
Glossário básico da Qualidade Total
• CLIENTE - Qualquer entidade, pessoa, órgão ou outro processo que recebe, é usuário/consumidor ou se beneficia dos resultados (produto, serviço ou informação) do processo em questão.
• PROCESSO - Conjunto de atividades pré-determinadas feitas para gerar produtos/serviços que atendam as necessidades dos clientes/usuários. Para isso usa insumos e fornecedores.
• FORNECEDOR - Entidade, pessoa ou setor que fornece insumos (produto, serviço, ou informação) ao processo em questão.Também os fornecedores podem ser externos ou internos.
• PRODUTO - Parte que cabe a alguém fazer de um serviço ou da confecção de um bem, o qual após o seu término terá continuação com a próxima pessoa no processo de trabalho.
• TIME DA QUALIDADE - Equipe de poucas pessoas (geralmente formada por um representante de cada setor da empresa) encarregada de dar apoio à implantação, execução e continuidade do Programa de Qualidade Total.
• TQC - É uma sigla que significa "Total Quality Control" . Em alguns países, chama-se TQM ou "Total Quality Management" devido à sua aplicação também na área de prestação de serviços. Em nosso país é mais conhecido como Qualidade Total.
• "HUMANWARE" - Valorização do ser humano através do seu constante desenvolvimento e crescimento pessoal. Ex: Qualidade total = crescimento de todos.
• SATISFAÇÃO DO CLIENTE - Abordagem sistemática para descobrir, entender e satisfazer as necessidades dos clientes (finais intermediários e internos). " O cliente é o rei "
"A produtividade é aumentada pela melhoria da Qualidade.
Este fato é bem conhecido po uma seleta minoria".W.E.Deming.
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