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segunda-feira, 14 de junho de 2010

Reengenharia.


Surgiu atravéz dos americanos Michael Hammer e James Champy, no início da década de 90, é um sistema administrativo utilizado pelas organizações para se manterem competitivas no mercado e alcançarem as suas metas, reformulando o seu modo de fazer negócios, suas atividades e tarefas e/ou processos.

Há controvércias a respeito da origem muitas das metodologias de Gestão da Qualidade, alguns dizem que primeiros exemplos da sua aplicação vieram dos Estados Unidos da América e não do Japão.

A reengenharia é vista como “redesenho de processos, envolve a readequação dos processos empresariais, estruturas organizacionais, sistemas de informação e valores da organização objetivando uma guinada nos resultados dos negócios da organização”.

Com o foco voltado para a eficiência dos processos e, na obtenção de maior lucratividade a curto prazo, a reengenharia proporciona melhorias em três níveis a destacar: redução de custos, redução de tempo e melhoria da qualidade dos serviços.

Esta “filosofia” de gestão, prioriza a reinvenção e não evolução, através do desenvolvimento de processos que readaptam os processos existentes na organização existente.

Um processo empresarial inclui o planejamento – considerado atividade interna – e a tomada de decisão – considerada atividade externa. Estas atividades norteiam a execução do trabalho.

Este processo de gestão aborda toda a forma de trabalhar da organização, e redefini todos os processos com base em experiências com o passado. O primeiro passo é a definição de uma estratégia geral, colhendo informação e dados fundamentais sobre as necessidades e expectativas dos clientes e identificação das alterações a efetuar. A partir deste ponto são desenvolvidas as condições para identificar a nova rede de processos da organização e otimizar a mesma, através da análise de valor de cada processo e eventual eliminação de atividades que não tragam mais-valias para a organização e/ou cliente.

A reengenharia pode ser estruturada em quatro fases:

1ª Fase: Preparação: consiste em listar os processos da empresa, selecionar um ou mais processos a redefinir e mobilizar recursos para o projéto;

2ª Fase: Planejamento: devem-se garantir os meios (tempo, pessoas e orçamento(recursos)), estruturar as equipes de trabalho e distribuir tarefas;

3ª Fase: Implementação: analisar os processos selecionados (responsável, envolvidos, pontos fracos e pontos fortes), reinventar o processo (visão cliente/resultado esperado), avaliar o impacto da mudança e implementar o mesmo;

4ª Fase: Avaliação: medir e comunicar os resultados, controlar o processo e gerir o impacto das alterações nos outros processos.

A reengenharia vem modificar o perfil do processo empresarial, proporcionando mudanças importantes para a Estrutura Organizacional, os Valores Organizacionais e os Sistemas de Informação. A reengenharia assumia o principio de “fazer mais, e eventualmente diferente, por menos”. Entretanto, essas mudanças criam resistências aos colaboradores que já se consolidaram numa forma de trabalho. Daí resulta a grande dificuldade para a organização: barrar essas resistências e fazer com que eles entendam os benefícios deste novo sistema.

Esta abordagem da reengenharia teve de fato um impacto limitado na gestão, visto que foi pontualmente relacionada com processos de downsizing, ou seja, com processos de reestruturação interna que passam por redução do número de colaboradores nas organizações.

Muitos princípios utilizados por esta abordagem à gestão estão ainda presentes em muitas das metodologias de melhoria da qualidade e de gerenciamentode processos de negócios

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